segunda-feira, 25 de setembro de 2017

[Resenha] A Garota Que Você Deixou Para Trás, Jojo Moyes

SKOOB
LIVRO: A Garota Que Você Deixou Para Trás
AUTOR(a): Jojo Moyes
TRADUÇÃO: Adalgisa Campos da Silva
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2014
PÁGINAS: 317 p.
CLASSIFICAÇÃO: 4 de 5
SINOPSE: Na França, em 1916, Sophie Lefèvre precisa manter a família em segurança enquanto se marido, Édouard, luta no front na Primeira Guerra. Quando ela é obrigada a colaborar com os oficiais alemães, o comandante da ocupação descobre um retrato de Sophie pintado por Édouard e tem início um complicado jogo de interesses, que vai levar a jovem a tomar uma decisão arriscada. 
Nos anos 2000, em Londres, o retrato de Sophie ocupa uma parede na casa de Liv Halston: um presente inesperado revela o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória uma história que vai virar a vida e Liv de cabeça para baixo. Em Agarota Que Você Deixou Para Trás, duas jovens separadas por quase um século estão juntas em sua determinação de lutar por aquilo que amam – custe o que custar.



Uma história de duas mulheres fortes e decididas, que sabem o que querem e não abrem mão de nada. Um quadro que muda a vida de duas pessoas de épocas e cidades diferentes, mas a unem com o mesmo objetivo. Uma história intrigante, que vive e revive uma época das mais dolorosas, a Primeira Guerra Mundial.   

O livro é dividido em duas partes, uma de 1917 e outra do ano 2000. A história começa falando do casal Sophie e Édouard, de como eles se conheceram e viveram intensamente a paixão na Itália. Depois mostra a luta de Sophie e de sua irmã, Hélène, para manter o Le Cog Rouge, hotel da família, em funcionamento mesmo com a ocupação dos alemães na pequena cidade onde nasceu. 



No hotel vive Sophie, Hélène e sua filha, e mais dois irmãos delas o mais velho e o mais novo. Só que elas iram ter que deixar os alemães conviverem com elas no hotel, onde terão que cozinhar para eles. Só que um detalhe: a cidade está passando necessidades, principalmente com a falta de comida. E agora elas terão comida na cozinha para fazer para os alemães e ao mesmo tempo em que passam fome.

O marido de Sophie, Édouard, está lutando no front da guerra e não tem previsão se ele vai voltar para casa ou não. Sophie tem um quadro que o mesmo pintou antes de tudo isso acontecer. Hoje, ela olha para o quadro e vê a garota que era e sempre se lembrando do seu amado marido. 

Só que com a frequência dos alemães no hotel, as coisas vão ficando um pouco complicadas. O Herr Kommandant, um oficial alemão, descobre o retrato de Sophie e fica encantado com o que vê. Dai, começa uma perigosa e discreta negociação para salvar a vida de uma pessoa. 


No ano 2000, o retrato de Sophie está pendurado na casa de Liv Halston, uma viúva que tem sua vida abalada e cheia de dividas após a morte do seu marido. O quadro chamado A Garota Que Você Deixou Para Trás, foi dado por ele em uma de suas viagens, desde então o quadro remete a lembrança daquele dia. Só que ela descobre que o quadro está envolvido numa ação da justiça, pois a família do pintor, Léfèvre que o quadro de volta.

A ação judicial alega que o quadro foi roubado pelos alemães e deve voltar para os franceses. E o quadro hoje em dia vale milhões. Só que para Liv o quadro não foi roubado e não quer devolve-lo, para não perder assim mais uma lembrança do marido. Começa assim uma busca sobre a verdadeira história por trás do quadro, muitos conflitos iram aparecer, pessoas que vão ficar contra Liv e ela terá que escolher se luta por aquilo que realmente quer ou se aceita o acordo judicial.

Mas, Liv é muito parecida com a garota do quadro, pois as duas sabem o que querem e não abrem mão disso, mesmo o mundo estando contra elas. Uma história que nos mostra que devemos lutar com muita garra por aquilo que queremos, que nem tudo é o que parece e que uma simples pintura pode mudar a vida de uma pessoa.




Conheça outras obras da autora:


















ACOMPANHE O BLOG






5 comentários:

  1. eu ouvi sobre esse livro ja e fiquei interessada com sua resenha consegui saber mais sobre o livro
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Bruna. Se tiver a oportunidade lê esse livro, garanto que não vai se arrepender.

      Excluir
  2. Acho que todos deveriam ler esse livro, com certeza ja vou garantir o meu e Parabéns pela resenha eu adorei.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resenha, agora só arranjar um tempinho para ler.
    Beijinhos
    http://www.quemcasaquercasaouap.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...