sexta-feira, 16 de março de 2018

[Conversando com Escritores] Michelle Passos #Entrevista




A entrevista de hoje vai ser com Michelle Passos, ela nasceu e vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e já trabalhou como repórter e fotógrafa. Leu seu primeiro livro aos sete anos e desde então nunca mais parou. Escreveu sua primeira história aos onze, onde usava seus colegas de sala como personagens. Gosta de viajar, é apaixonada por música, ama estar entre seus amigos e adora ler um bom romance.




1.    Na duologia O jogador e a bailarina, temos dois protagonistas bem diferentes, como foi escrever os personagens com profissões e personalidades diferentes?

Acho que é sempre um desafio criar personagens, independente das profissões e das personalidades, justamente porque eles precisam ser diferentes uns dos outros, pelo menos na maioria das características. Escrever Mari e Fred foi um desafio delicioso no fim das contas. Futebol é algo que eu amo, balé uma dança que eu admiro muito, então acabou sendo uma experiência muito gostosa.

2.    Qual foi sua ideia inicial ao escrever uma duologia? Pois sempre vimos trilogias ou sagas.

Na verdade, quando lancei o livro no Wattpad, não era uma duologia. O livro era somente Aos Teus Pés. Porém, quando houve a demanda para lançar o livro em formato físico, vi que era impossível lançar em um só volume porque a história ficou bem grande. Sendo assim, dividi a história em duas e assim nasceu a duologia: Aos Teus Pés e Em Tuas Mãos.

3.    Você sempre pensou em escrever um Spin Off e o conto da duologia O Jogador e a Bailarina? Foi a pedido dos fãs? Como eles aceitaram isso?

Não. Na verdade, Enquanto Você Respirar nasceu do pedido de algumas leitoras. Elas queriam saber como se iniciou a história de amor entre Leandro e Cindy, que elas conheceram lá na duologia. O conto veio como um presente para os leitores de dia dos namorados no ano de 2017 e acabou virando um livreto físico. Tanto um quanto o outro foram muito bem recebidos pelos meus leitores! Acredito que quem gostou mesmo da turma de São Miguel lá em ATP e ETM, queria saber um pouquinho mais sobre todos os personagens!

4.   Dos livros que você já publicou, qual o personagem que você mais se identifica?

Eu gosto de todos eles, cada um da sua maneira. Gosto do quanto são fortes e perseverantes. Mas, o que mais me ensinou sobre amor, sobre amizade, sobre lealdade, sobre nunca desistir mesmo quando tudo te leva a acreditar que isso é o melhor, foi o Leandro. Ele é “meu menino”.

5.    Todo livro que é publicado ele passa por várias etapas como, por exemplo, o planejamento, desenvolvimento, escrita e publicação. Como foi desenvolver O jogador e a bailarina?

Foi um processo maravilhoso, pois o livro foi nascendo no Watppad. Eu escrevia, postava e já tinha o retorno do público. Era a parte que eu mais gostava e que mais me motivava! Eu não contava que a história fosse ter o sucesso que teve e a forma como eles me retornavam, me dava ideias muito legais para a continuação da história. Terminei a publicação na plataforma com 1,6 milhões de visualizações.
Desse sucesso, vieram os pedidos para que a história fosse publicada em formato físico! Para isso, contei com a ajuda de duas super amigas que também escrevem. Angélica Pina, autora de Quilômetros de Saudade e Outros Tantos Quilômetros, me ajudou com a parte da revisão. Michelle Mariani, autora da trilogia Fury Hunters me ajudou com todo o restante: Capa, diagramação e etc. No fim, tive em mãos dois livros dos quais tenho muito orgulho.

6. Porque você decidiu publicar seus livros por conta própria? O que te motivou a fazer isso e quais foram os desafios?

Eu decidi por dois motivos: Primeiro, porque eu não tinha uma editora que a princípio se interessasse pela história e segundo porque meus leitores queriam o livro rapidamente, de forma que orcei uma quantidade, vi que estava dentro do que eu poderia fazer e resolvi arriscar. Vendi rapidamente as primeiras 150 cópias, já tive que me movimentar para fazer mais. O grande desafio nesse país em ser autor independente é que você precisa se vender o tempo todo, sem parar. Correr atrás de tudo, literalmente. E geralmente todo o processo é feito por você: desde a venda até o envio. Mas sendo muito sincera? Amo! Faço com o maior amor do mundo porque sei que quem comprou quer receber amor através das palavras que estão impressas nas páginas dos meus livros e eles merecem muito mais que isso! Merecem que eu dê o meu melhor não só escrevendo, mas que esse carinho e dedicação sejam percebidos o tempo todo.

7.   Sabemos que a vida de escritor não é fácil, pois o incentivo é muito pouco, como foi pra você decidir publicar um livro? Quais foram as dificuldades que você encontrou no caminho?

Foi um desafio, mas um desafio que me fez crescer muito, tanto como pessoa quanto como profissional. Principalmente porque se tratava de um sonho e poder lançar um livro me fez acreditar que devemos sempre acreditar em nós, nos nossos sonhos, nossos objetivos.
A dificuldade sempre será a falta de incentivo. Vivemos num país que, infelizmente, não incentiva a leitura. O ter que fazer o trabalho de formiguinha para que as pessoas conheçam seu trabalho, seus projetos, se interessem por você e seus livros... Mas até isso me faz melhor como pessoa, me faz aprender mais sobre dar valor as coisas e ao que acreditamos. Me deixa mais próxima dos meus leitores, do meu público, de quem gosta realmente das minha histórias. E eu amo estar perto deles, interagir, ouvir o que pensar e o que sentem a respeito do que eu escrevo. Eles me inspiram!


8.   Qual foi o seu primeiro livro a ser escrito? Você sempre quis ser escritora?

Eu sabia que queria escrever um livro desde os 11 anos. O primeiro livro que escrevi se chamava “Férias do arrepio” e meus personagens eram os meus amigos de sala de aula.

9.   O que te motiva a escrever? Você tem algum hobby?

Tocar o coração das pessoas e emocioná-las me motiva a escrever. Meu hobby, além de ler, é viajar. É uma das maiores paixões da minha vida!

10.  Qual seu escritor e livro favorito? E por quê?

Amo do fundo do meu coração a Colleen Hoover. Acho que ela sensacional! O livro dela que eu mais amo nessa vida é “Talvez um dia”.

11. Você pretende publicar algum livro em breve? O que os leitores podem esperar?

Com certeza teremos novidades para esse ano. Estou trabalho num projeto em conjunto com uma autora que eu amo muito! Só posso dizer que: vai ser maravilhoso!




Michelle, primeiramente quero agradecer pela a entrevista, por ter nos dado um pouquinho do seu tempo para nos responder. Lhe desejo muito sucesso, que esse novo projeto que está por vir seja cheio de surpresas e conquistas. O blog estará disponível para o que você precisar. 



Conheça outras entrevistas com escritores aqui.








ACOMPANHE O BLOG



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...