segunda-feira, 24 de setembro de 2018

[Resenha] Sangue Quente - Isaac Marion


LIVRO: Sangue Quente
AUTOR (a): Isaac Marion
EDITORA: Leya
TRADUÇÃO: Cassius Medauar
PÁGINAS: 252 p.
CLASSIFICAÇÃO: 3 de 5
SINOPSE: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa. 


Um livro que me fez sair da minha zona de conforto e ampliar meu gênero literário. Este livro foi o primeiro que li sobre zumbis, o que me fez criar muitas expectativas em relação a ele. A leitura não foi decepcionante, apesar de que alguns momentos ficar uma leitura cansativa. Com personagens fortes, cenas de sangue e muitos cérebros comidos, um pouco de romance e uma boa dosagem de comédia. Um livro que todos irão gostar, mesmo aqueles que não gostam de fantasia.


Isaac Marion conta a história de R, ele é um zumbi que mora dentro de um avião. Ele fala poucas silabas, não sabe seu nome, nem de onde veio e muito menos como e quando começou a ser zumbi. Após o surgimento de uma praga, muitos zumbis vivem pelo mundo caçando, matando e comendo cérebros, pois é onde eles pode ver e sentir as memórias do morto, acabando assim “vivendo” um pouco.

Um certo dia R sai com seus amigos zumbis para uma caçada, com isso eles encontram um grupo de jovens. O que seria mais uma caçada, acabou sendo uma nova descoberta para ele. Um dos jovens é Julie, há algo nela que deixa R vamos dizer que encantado. Ela não a mata e vai ajudá-la para que os outros zumbis não a devore, assim ele a leva para onde mora. Muito assustada e com medo, Julie tem muitas interrogações na cabeça, mas acaba entrando na onda de R.

Com intuito de protegê-la, cada vez mais R vai criando um sentimento que ele não sabe o que é, consequentemente ele está mudando, não só ele mas os outros zumbis também. R vai ajudar Julie a voltar para o estádio onde agora os humanos vivem isolados, protegidos da praga. Ela volta para onde veio, mas o sentimento que R tem por ela é muito forte e ele vai em busca dela, e é aí que as coisas começam a acontecer.

Julie sempre está em busca de algo, ela não se conforma como o mundo acabou ficando depois do surgimento dos zumbis. Ela acha que existe algo a mais, que não é só se manter vivo. Quando ela começa a ver R mudando, tanto sua forma de agir, sentir e sua cor, ela acredita mais ainda que as coisas podem mudar. Cabe a cada um fazer a sua parte para que isso aconteça.

Para mim o melhor do livro foi quando R vai atrás de Julie dentro do estádio, para conseguir entrar ele se passou por um humano. A partir daí o livro ganha mais ritmo, onde vamos conhecer mais personagens, ver novas aventuras, novas descobertas e ver um romance muito bonito e, ao mesmo tempo, diferente.



Uma narrativa que nos mostra a beleza do interior das pessoas, que não devemos julgá-las pelo o que elas são por fora, mas sim seu verdadeiro interior. No livro não mostra como os zumbis surgiram ou como o mundo ficou destruído, este não é o intuito dele, mas sim mostrar que os sentimentos quando verdadeiros pode modificar não só as pessoas que sentem como também as pessoas a sua volta.  

Com personagens marcantes e cheios de personalidades, Isaac nos mostra uma realidade totalmente diferente. Uma fantasia que vai encantar a todos. Uma leitura leve, curiosa e cheia de descobertas. Vou confessar que em alguns momentos a leitura ficou um pouco arrastada, mas nada que arruíne o progresso da leitura. O livro já deve uma adaptação cinematográfica com o título “Meu Namorado É um Zumbi” e em breve irei trazer pra vocês uma comparação de Livro e Filme aqui no blog, aguardem!

Vocês já leram algum livro com zumbis ou foi o primeiro assim como eu?








ACOMPANHE O BLOG









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...