terça-feira, 16 de outubro de 2018

[Resenha] A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar, Lori e Wayner Earl


LIVRO: A ESTRELA Que Nunca Vai Se Apagar
AUTOR: Esther Earl com Lori e Wayne Earl
TRADUÇÃO: Regiane Winarski, Edmundo Barreiros e Lourdes Sette
EDITORA: Intrínseca
CLASSIFICAÇÃO: 4 de 5
SINOPSE: A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.



Uma história que todos deveriam conhecer, uma menina que viveu tão pouco tempo, mas que ensinou muitas coisas. Uma guerreira que conquistou muitos amigos na internet, tornando-os assim seus admiradores. A cada dia um novo desafio em que Esther tinha que passar, ela só conseguiu com a ajuda da sua família. Para quem já leu A Culpa é das Estrelas, deve saber que ele foi escrito por John Green onde ele se inspirou e dedicou para ela. 

O livro é em formato de diário onde é narrado pela própria Esther e seus pais, Lori e Wayne Earl. A cada dia descrito vamos conhecendo mais sobre sua infância, sua adolescência, sua família, seus amigos, sua luta diária com o câncer e como ela se tornou tão admirada por todos. Há também desenhos, fotos e relatos de todos que fizeram parte da sua vida.


 Esther foi diagnosticada com câncer de tireoide aos 12 anos. Desde então sua vida e da sua família mudou totalmente, eles tiveram que se mudar para os EUA para que ela pudesse fazer corretamente o tratamento. Ela tem mais quatro irmãos(ãs) e no decorrer da narrativa vamos poder conhecer cada um.

No livro vai contém também cartas que ela escreveu em datas comemorativas como, por exemplo, dia dos pais e das mães. Vou confessar que quando li estas cartas me emocionei muito, são lindas as palavras e sentimentos descritos neles. Há também conversas, desenhos e o seu canal no youtube.


Por ela ser muito nova, a sua força de vontade é de gente grande. Há momentos em que sofremos com ela, os tratamentos ricorosos que ela passa, os vários remédios que ela toma e o mais bonito que achei nela é que em momento nenhum ela deixa transparecer que está sofrendo, que quer desistir da vida, pelo contrário, ela sempre sorri, conforta os médicos e até mesmo seus pais.


Ela é muito fã de Harry Potter e com isso ela conheceu muitas pessoas através da internet, das festas e encontros que os próprios fãs faziam. Em uma dessas festas ela conhece o escritor John Green, daí surge uma linda amizade que acabou inspirando John a escrever um livro que conta a história de uma menina com câncer.


“É impressionante como nós passamos a apreciar coisas pequenas como se fossem um luxo quando ficamos sem elas...” p.88

No começo encontramos uma introdução escrita por John Green, e no final encontramos relatos dos médicos, amigos e de seus irmãs e, ainda, podemos ler uma história escrita pela própria Esther, o pai fez questão de deixar do mesmo jeito que ela escreveu.


A narrativa é cativante, uma leitura que flui e sem falar que li muito rápido, quando vi já tava quase no final. Super recomendo a leitura deste livro, uma Estrela que, realmente, merece ser lembrada pela a sua luta, conquistas e pelo seu caráter. Hoje a família tem uma instituição sem fins lucrativos, onde ajudam outras crianças com câncer. 





      ACOMPANHE O BLOG




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...